Utilização do Cobre nos alambiques
Aguardentes destiladas em alambiques de cobre são preferidas pelos apreciadores da bebida, em função de seu aroma e sabor.
O cobre tem uma expressiva importância no que concerne à melhoria da saúde pública. As suas propriedades anti patogénicas previnem infeções em casa, no trabalho e nos hospitais.
A tubagem de cobre é amplamente utilizada nas canalizações, uma vez que auxilia a preservação da pureza da água potável. O cobre tem efeitos anti microbactéria no podendo impedir que microrganismos, como bactérias, vírus, algas e parasitas infeciosos proliferem na água abastecida.
As superfícies feitas de cobre e latão, como maçanetas das portas e tampos de mesa, também podem reduzir a difusão de doenças provocadas por microrganismos. A contaminação dos alimentos por micro bactérias pode ser reduzida através da utilização de superfícies de cobre aquando da preparação dos alimentos.
Os hospitais e clínicas reduziram a transferência acidental de microrganismos através da utilização da pintura antibacteriana das paredes e da colocação de maçanetas e outros acessórios de cobre nas portas. O cobre é ainda utilizado no fabrico de antibióticos, com o intuito de os manter inalterados.
Dadas todas estas vantagens, como se reflete o uso do cobre no fabrico dos alambiques?
Absorve os compostos de enxofre e de levedura, que ocorrem durante a fermentação e cuja presença na bebida ou óleo essencial é indesejável, por causa do seu odor.
Outras características:
- O cobre também ajuda a manter o destilado doce;
- Reduzir a contaminação bacteriana;
- Tem excelentes propriedades condutoras de calor que ajudam o aquecimento e arrefecimento dos vapores.